terça-feira, 1 de junho de 2010

extinção do lixo

Universidade Católica Virtual de Brasília
Estudante: Gilberto Ngongoyavo Chipuia Salihinja
Matrícula: UC09402786
Disciplina: Laboratório de Pesquisa III
Profª: Rita de Cacia V. M. de Sousa


Projecto de Pesquisa


Exemplo de projecto de pesquisa
PROJETO DE PESQUISA SOBRE EXTINÇÃO DO LIXO•

TÍTULO: “RECOLHA DE LIXO” – EXTINÇÃO DO LIXO

DELIMITAÇÃO DO TEMA:

A nível do Município de Cacuaco vem sendo executados os mais variados projectos que visam conferir dignidade aos seus Munícipes, como, o abastecimento de água potável, fornecimento de Energia Eléctrica, os arruamentos, etc.. Não menos importante, são os planos urbanísticos que estão a ser elaborados e integrados no plano do administrador Municipal cujo objectivo é, acabar de forma progressiva com a existência dos Musseques, através da implementação de projectos de auto construção dirigidas, bem como o zonalmente no sentido de evitar eventuais maus usos dos solos.

-A extinção do lixo é uma actividade que trará beneficio de saúde a população de Cacauaco reduzindo a algumas doenças como o paludismo, a cólera, etc., mantendo limpo o nosso meio ambiente. Por esta razão o meu projecto de pesquisa será procurar identificar os locais onde é botado o lixo, posteriormente, sensibilizar a população para evitar acumulação de lixo e deitar em locais apropriado.

JUSTIFICATIVA:
a escolha desse tema surge por causa da doenças provacada por causa da existência de foco de lixo nas ruas nas casas ou outros locais públicos.
E a comunidade vem comentando sobre a problemática do lixo no seu dia a dia havendo recolha do lixo ou não há sempre lugares da comunidade onde a situação é preocupante. As possibilidades concretas desta pesquisa é ter uma comunidade limpa, cooperar na manutenção higiénica do seu espaço territorial através da criação de um sistema preventivo na luta contra o lixo.


DELIMITAÇÃO E ENUNCIADO DO PROBLEMA:
- Como os moradores da comunidade identificam a existência de lixo e como pensam modificar o meio ambiente para o seu bem-estar? – Onde localizar os focos de lixo? como efectuar a sua recolha? Quais são as condições e os meios necessários para a sua recolha? Como a comunidade fará campanha de sensibilização as crianças jovens e adulto para terem o cuidado com o lixo no município, comunas, bairrros, ruas e nas suas próprias casas?- O que os munícipes pensam e sentem em relação a problemática do lixo que encontram nos seus bairros e que estado de higiene precisam para sua comunidade?

FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES:
A partir dos dados obtidos sobre a identificação do lixo através através de uma equipa faz-se o mapeamento dos locais que em seguida é apresentado a comunidade e ao governo local afim de estabelecer um prazo de recolha massiva e a recolha diária para acabar com o lixo que acopntecerá por meio de dialogo com alguns moradores e do programa do governo local a nível do município com a intenção de disponibilizar os meio necessário bem como a indicação dos locais onde a população poderá meter o lixo para se ter uma comunidade limpa. Haverá necessidade de trabalhar com a comunidade de forma dialógica sobre a sua participação nas campanhas de recolha do lixo.


OBJETIVOS: Geral:
Despertar o interesse das famílias sobre a importância da limpeza e o envolvimento social da comunidade sobre a noção da conservação do meio ambiente ecológico e uma reflexão crítica da presença do lixo na comunidade. Específicos: Promover actividade sobre as causa do lixo, indentificar as consequências negativa, organizar campanha de limpeza e sensibilização, distribuição de actividade de limpeza nas ruas e recolha do lixo que ocupam em sua comunidade, assim como em todos os espaços públicos.

DEFINIÇÃO DA METODOLOGIA:
A proposta de trabalho será desenvolvida a partir de entrevistas semi-estruturadas feitas nas famílias, escolas, comunidade e ao governo local. Terei a necessidade de uma rádio gravadora bloco de nota para a realização da entrevista. Também tenho de utilizar a elaboração conjuntas de projecto de limpeza tendo encanta a análise das propostas de elaboração de actividades para as mesmas.

CRONOGRAMA:
Em primeiro lugar será feita uma investigação dos locais onde se encontram os foco de lixo como ruas casas familiar mercado espaço público. Para isso serão necessários 30 dias de identificação e observação dos locais. Marcar – se – a as data de investigação durante 10 dias, será estabelecido dias e local para que sejam feitas as entrevistas e Será necessário 10 dias de pesquisa para o registro e gravação de dados. E 10 dias para a elaboração do projectos de actividades a serem realizados. Terminado essas actividades a comunidade em geral será sensibilizado a partir do dia 1de Setembro de 2010 a estarem envolvidos em campanhas de limpeza e sua manutenção para o bem-estar das famílias escolas e comunidade do municípios.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:
DIA
ATIVIDADES
16 a 24/06/10
Entrevistas
25/06 a 5/07/10
Registro e gravação de dados
06/07 a 14/07/10
Elaboração dos projectos de actividades
15/07/2010
Fase de execução ou realização

PREVISÃO DE RECURSOS:
Para efectivação deste projecto será necessária a participação de todas as forças viva das comunidades do município de Cacuaco incluindo o governo local em termos de recursos humanos e em termos de recursos materiais, folhetos, a comunicação social câmara de filmagem meios volantes contentores de lixo, máquinas, cartaz publicitários para a sensibilização das populações e execução das tarefas e das actividades

REFERÊNCIA CIABIBLIOGRAFICA


http://www.elleonicomunidade.blogspot.com/
http://www.google.com
http://salihinja.blogspot.com/

Obs.: projecto de pesquisa rectificado com algumas alterações

Um abraço de Gilberto

1 comentário:

  1. Bom dia eu sou o Adriano Venâncio Cardoso, estava a diambular pela net a procura de subsídios para um projecto de pesquisa e achei um semelhante ao meu tema, pois em nome de Gilberto Ngongoyavo Chipuia Salihinja, não sei se e a mesma pessoa, gostaria de saber e entrar em contacto com o Sr, sou Estudante do ultimo ano de Serviço Social pretende falar da relação existente entre resíduos e educação, gostaria de contar com a tua ajuda. 927685345 Angola

    ResponderEliminar