segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Projecto de pesquisa sobre saneamento básico

PROJETO DE PESQUISA SOBRE O SANEAMENTO BÁSICO


TÍTULO: “O SANEAMENTO BÁSICO NA COMUNIDADE DE CACUACO”


DELIMITAÇÃO DO TEMA:

Município vem sendo executados os mais variados projectos que visam conferir dignidade aos seus Munícipes, quais sejam, o abastecimento de água potável, fornecimento de Energia Eléctrica, o saneamento Básico, os arruamentos e outras tarefas de suma importância. Não menos importante, são os planos urbanísticos que estão a ser elaborados e integrados no plano do
director Municipal cujo objectivo é, acabar-se de forma progressiva os Musseques, através da implementação de projectos de auto construção dirigidas, bem como o zonalmente no sentido de evitar eventuais maus usos dos solos.

-A minha preocupação sobre o saneamento básico está direccionada na problemática do lixo que tem sido uma das principais causas de doenças no meu município. Por esta razão o meu projecto de pesquisa será procurar saber sobre as causas e origem do lixo, como a comunidade lida com essa situação, quais as consequências trás para a comunidade o que a comunidade tem feito para evitar o lixo nas ruas que medida preventiva precisamos de ter para manter o nosso espaço territorial limpo e de bom aspecto higiénico. No município temos bairros onde se regista bastante lixo precisamos de estar organizado para apoiar o nosso governo local na campanha para a eliminação do foco de lixo existente. Esses focos de lixo têm sido difícil a sua recolha e eliminação o que me faz pensar na realização de actividades de género.

JUSTIFICATIVA:
O que me levou a escolha desse tema é a existência de foco de lixo nas ruas onde passo por exemplo: rua com focos de lixos: Boa Esperança 2 da conduta, mercado do Kicolo, no campo da Npanga – Npanga, etc.
E a comunidade vem comentando sobre a problemática do lixo no seu dia a dia havendo recolha do lixo ou não a sempre lugares da comunidade onde a situação é preocupante A eliminação do lixo trará como beneficio a saúde da comunidade e não só evitar que o meio ambiente ecológico seja agradável e útil para todos. As possibilidades concretas desta pesquisa é saber viver sem o lixo e o seu estado de gradação. Isso fará que a comunidade possa cooperar na manutenção higiénica do seu espaço territorial através da criação de um sistema preventivo na luta contra o lixo.


DELIMITAÇÃO E ENUNCIADO DO PROBLEMA:
- Como os moradores da comunidade identificam a existência de lixo e como pensam modificar o meio ambiente parao seu bem-estar? - Como a comunidade fará campanha de sensibilização as crianças jovens e adulto para terem o cuidado com o lixo no município, comunas, bairrros, ruas e nas suas próprias casas?- O que os munícipes pensado e sentido em relação a problemática do lixo que encontram nos seus bairros e que estado de higiene precisam para sua comunidade?

FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES:

A partir dos dados obtidos através do dialogo com alguns moradores e do programa do governo local a nível do município com a intenção de solucionar a problemática do lixo que tem sido uns do causadores de doenças que de certa maneira tem trasido tristeza na comunidade será possível realizar propostas que auxiliam na erradicação do lixo. Haverá necessidade de trabalhar com a comunidade de forma dialógica sobre a possível solução do não a colocação do lixo na rua. Oraganização de campanhas colectivas de limpezas exigência do governo no apoio nessas campanhas.
Desenvolver um trabalho de sensibilização as famílias do valor da limpeza, a criação de espaço para o coloque e a queima do lixo e a criação de sistema preventivo de recolha do lixo com um horário pré estabelecido e chamando a responsabilidade de cada cidadão para alertá-las quanto às consequências de seus atos e o quanto que poderão prejudicar o espaço onde vivem e a saúde pública.


OBJETIVOS: Geral:
Despertar o interesse das famílias sobre a importância da limpeza e o envolvimento social da comunidade sobre a noção da conservação do meio ambiente ecológico e uma reflexão crítica da presença do lixo na comunidade. Específicos: Promover actividade sobre as causa do lixo, indentificar as consequências negativa, organizar campanha de limpeza e sensibilização, distribuição de actividade de limpeza nas ruas e recolha do lixo que ocupam em sua comunidade, assim como em todos os espaços públicos.
DEFINIÇÃO DA METODOLOGIA:
A proposta de trabalho será desenvolvida a partir de entrevistas semi-estruturadas feitas nas famílias, escolas, comunidade e ao governo local. Terei a necessidade de uma rádio gravadora bloco de nota para a realização da entrevista. Também tenho de utilizar a elaboração conjuntas de projecto de limpeza tendo encanta a análise das propostas de elaboração de actividades para as mesmas.
CRONOGRAMA:
Em primeiro lugar será feita uma investigação dos locais onde se encontram os foco de lixo como ruas casas familiar mercado espaço público. Para isso serão necessários 30 dias de identificação e observação dos locais. Marcar – se – a as data de investigação durante 10 dias, será estabelecido dias e local para que sejam feitas as entrevistas e Será necessário 10 dias de pesquisa para o registro e gravação de dados. E 10 dias para a elaboração do projectos de actividades a serem realizados. Terminado essas actividades a comunidade em geral será sensibilizado a partir do dia 9 de Dezembro de 2009 a estarem envolvidos em campanhas de limpeza e sua manutenção para o bem-estar das famílias escolas e comunidade do municípios.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:
DIA
ATIVIDADES
8 a 18/11/09
Entrevistas
19 a 27/11/09
Registro e gravação de dados
28/11 a 8/12/09
Elaboração dos projectos de actividades
9/12/2009-2010
Fase de execução ou realização

PREVISÃO DE RECURSOS:
Para efectivação deste projecto será necessária a participação de todas as forças viva das comunidades do município de Cacuaco incluindo o governo local em termos de recursos humanos e em termos de recursos materiais, folhetos, a comunicação social câmara de filmagem meios volantes contentores de lixo, cartaz publicitários para a sensibilização das populações e execução das tarefas e das actividades
REFERÊN CIABIBLIOGRAFICA

http://www.elleonicomunidade.blogspot.com/
http://www.google.com

5 comentários:

  1. Olá Gilberto, parabéns! Ficou muito bom o seu projeto de pesquisa, o tema foi muito bem escolhido e de muita importância para a comunidade. Aqui na minha cidade também temos esse tipo de problema, e apesar de termos algumas associações de reciclagem de lixo, a maior parte da população ainda joga o lixo nas ruas, poluindo assim o meio ambiente! Ainda falta muita concientização das pessoas! Tatianne.

    ResponderEliminar
  2. Oi Gil,estou feliz em saber que no mumdo ainda existem pessoas como tu! especial! Especial porque!porque de tantos, foste o unico que tocaste na parte mais sencivel, muitos não sabem que falar do lixo e falar da nossa saude e falar do bem estar.O teu projecto e de elogiar MARAVILHOSO! SEM COMENTARIOS!!!!!!
    Nos os ceres vivos temos que combater este mal que duma forma ou outra prejudica a nossa saude!!!!!!!!!!! saude esta que temos que perservar num seculo que deficel chegar oas 100 anos de idade!!!! em moçambique tambem tem muito lixo nas zonas urbana e na periferia! parabens bjs KATIA MATEUS--- MAPUTO

    ResponderEliminar
  3. gostei do tema , continue assim , peco para as proximas inclua tambem questionarios e no cronograma fazer em forma de quadro para ser mais siples . mas de tudo estas de parabens.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar