terça-feira, 20 de outubro de 2009

Resumo Histórico de minha comunidade

Onde moro e seu Historial

Município do Cacuaco.

O Cacuaco é uma região da Província de Luanda, Com uma superfície territorial de 571km2, e cerca de 26 mil habitantes. Limita a Sul com os municípios de Viana e Cazenga, a Oeste com o Oceano Atlântico e município da Sambizanga e a Norte e a Leste com o município do Dande, na província do Bengo. Densidade de 46 hab./km². cuja sede municipal dista cerca de 15 km da cidade capital de Luanda, por estrada asfaltada e no trajecto de Luanda para o Norte do País.
De Norte a Sul é atravessado por um dos mais importantes rios do País “Rio Bengo“.
A temperatura média anual está entre os 25ºC e os 26ºC, com o máximo de 27Cº, coincidindo com a máxima altura pluviométrica e, em Julho e Agosto, 3ºC, enquanto que no litoral desce um pouco abaixo dos 25ºC.
O município está integrado quase na totalidade na região árida e semiárida (característica da Província de Luanda) de clima tropical quente e seco, com uma estação chuvosa de cinco a seis meses e de escassez de precipitação, agravado por uma distribuição muito irregular de oscilações acentuadas de ano para ano.
A estação seca é bastante prolongada, correspondente ao período do ano, cujos meses de Julho e Agosto são os mais frios. O clima da região é influenciado pela proximidade do mar (corrente fria de Benguela), não sendo demasiado quente é, no entanto, húmido.
A vegetação existente em toda a extensão é constituída por capim e poucas árvores e o que mais se nota é o imbondeiro (adazónia digitata), incluindo zonas montanhosas a Norte.
A principal cidade é a vila sede de Cacuaco, que fica situada na baía e é uma zona de pequenas colinas e vales. Seguem-se depois as localidades de Kifangondo (onde foram travadas encarnecidos combates na véspera da independência de Angola, a 11 de Novembro de 1975, e Caop Funda, a Norte, pouco desenvolvidas urbanisticamente e a comuna do Kicolo, a Sul, com uma grande densidade populacional, com sede administrativa na estrada directa do quilómetro 14.
Outras localidades são os bairros ”4 de Fevereiro” e ”Mulenvos de Baixo “ (pré-urbano e rural) situados a Sul e Leste da Barra do Bengo a Norte da costa marítima e Panguila, principal zona turística , rica em “cacussarias” (peixe de água doce pescado nas lagoas).
As principais vias de comunicação são as estradas asfaltadas que saem de Luanda, passam pelo centro da sede municipal, e ligam com todo o Norte do País. Existem outras vias terrestres, secundárias e terciárias, não asfaltadas que ligam a sede municipal e as restantes localidades e fronteiras, particularizando-se a estrada da Funda, uma importante zona agro-pecuária, de exploração mineira e de turismo. Em relação a este último sector, destacam-se as lagoas da Kilunda e o chamado bar letra.
Localmente, as unidades hoteleiras destacadas são: Bar Pimenta do Côta Vitinho (vulgo rádio cinco), Bar Caravela do Côta Cangondinho, Restaurantes I e II da Mandol, Restaurante Mamil, Pousada Lança Flor, os Jangos da Tia Katy e do Côta Mundial; as restantes aguardam por melhores dias.
As zonas turísticas fortes são: A Baía da sede Municipal, Barra do Bengo, Praia do sarico (Santiago), as lagoas da Kilunda (Funda) e, finalmente, a incontestável cacuçaria do Panguila.
Comércio Informal: destacam-se os Mercados do Kicolo, Vidrul, Kifangondo, Panguila e Mercado do Sábado da Caop Velha. Estes são os locais de abastecimento quotidiano da população local e dos visitantes, com maior afluência aos fins de semana. Os produtos marinhos e agropecuários são os mais procurados (peixes , mariscos, hortícolas e cauchos) por serem mais nutritivos e favoritos economicamente.

3 comentários:

  1. Olá Gilberto,
    Parabéns por seu blog! Estou muito feliz em conhecer sua cidade, seu país! Estou muito orgulhosa de seu trabalho...
    Tenho certeza que você construirá um lindo projeto de pesquisa! Aliás, você já tem algumas idéias? Conte com meu apoio, tudo bem?
    Abraços,
    Chris

    ResponderEliminar
  2. Olá Gilberto, está sendo muito interessante conhecer sua comunidade e seu país. Vejo que está se empenhando muito nas suas pesquisas, parabéns!Tatianne.

    ResponderEliminar
  3. Oi, colega Gilberto.

    Que linda mensagem e dedicação ao Município do Cacuaco.Apartir da tua mensagem dá para entender como os moradores de Cacuaco vivem e ultapassam as suas enfermidade.
    Até breve.

    ResponderEliminar